Banner Ad

Psicósmica

5 de junho de 2012

Como Interpretar os Sonhos

Na interpretação dos sonhos é interessante conhecer o tipo e a função predominante do sonhador. O tipo introvertido, por exemplo, poderá apresentar um padrão de atitude na análise exatamente oposto à sua atitude consciente. 

Uma análise psicanalítica

A definição clássica de Sigmund Freud sobre os sonhos está na frase por ele escrita em 1900: "A interpretação dos sonhos é a via real que leva ao conhecimento das atividades inconscientes da mente."

Mais tarde, em 1932, ele conclui dizendo:
"O sonho que se origina dessa maneira já é uma estrutura fundada na conciliação. Tem dupla função: por um lado, é egossintônico, pois, eliminando os estímulos que estão interferindo com o sono, serve ao desejo de dormir; por outro lado, permite que um impulso instintual reprimido obtenha a satisfação que nessas circunstâncias é possível, na forma da realização alucinada de um desejo."

Para ele, esses desejos tinham quatro origens possíveis:
  1. desejos próprios do inconsciente, que não alcançam a consciência;
  2. desejos não satisfeitos, gerados durante o dia, que ficaram por satisfazer;
  3. desejos não satisfeitos, gerados durante o dia, mas reprimidos ou recalcados ao inconsciente;
  4. desejos que surgem durante a noite, estimulados por necessidades corporais.
O simbolismo e a linguagem dos sonhos

Jung dizia que - "Devemos entender que os símbolos do sonho são, na sua maioria, manifestações de uma parte da psique que escapa ao controle do consciente."

A seguir faremos algumas associações comuns que se pode estabelecer com imagens dos sonhos. Essas associações não devem ser tomadas sempre como universais e verdadeiras. Podem ter significados distintos a depender do enredo em que se encontram e do estado de consciência do sonhador.


Sonhar com árvores

Sonhos onde aparecem árvores tendem a ser associados ao próprio processo de transformação que ocorre na vida do sonhador. Elas também podem representar um grupo familiar, empresarial, associativo, etc., cujo significado será dado pela forma e pelo tamanho com que se apresentem. Em alguns sonhos a cruz tem significado semelhante ao das árvores.
Sonhar com água

Sonhar com o mar, com praia, com orla ou margem de rio, geralmente significa contato e entrada em outras instâncias psíquicas além do consciente. A água é o elemento primordial da vida humana. Por esse motivo ela pode ter muitos significados; geralmente eles estão associados à ideia do inconsciente e tudo que a ele se refere.

Sonhar caindo

São sonhos que lembram os aspectos do processo de transformação ocorridos a nível consciente e, a depender das sensações do sonhador, poderão significar a tomada ou a interrupção, na consciência, do contato com os elementos fundamentais de seu desenvolvimento. Nos casos de viagens astrais, costuma-se correlacionar com o movimento de deslocamento do corpo etéreo em relação ao corpo que dorme.

Sonhar voando

Esses sonhos podem tentar nos mostrar algo em relação aos nossos limites e aos inícios e términos de estágios ou fases do processo de desenvolvimento da personalidade. As imagens e sensações antes e depois do voar demarcarão aquelas fases. Semelhantes à sensação de cair, podem também ser reflexos da atividade de entrar e sair do corpo durante o sono.

Sonhar com animais

Os animais nos sonhos geralmente representam aspectos instintivos ou pré-racionais do sonhador. Não raro, também, o animal que aparece nos sonhos pode estar se referindo a figuras mitológicas do inconsciente coletivo que têm o sentido de divindades. O tipo de animal será fundamental para que as associações possam ocorrer.

Sonhar com dinheiro

O dinheiro é um elemento neutro que possui uma relevância muito grande em nossa sociedade. Certamente o sonhador não escapará de estabelecer uma relação entre ele e seu processo de crescimento. O dinheiro pode significar toda a possibilidade de progresso e o futuro do próprio sonhador. Pode também ser correlacionado com a energia psíquica.

Sonhar com casamento

São sonhos das uniões desejáveis ou necessárias, em que o sonhador ainda não se deu conta de sua importância. Muitas vezes eles representam uma necessidade do encontro com algo ou com aspectos da personalidade de alguém, esquecidos do sonhador e que devam ser a ele integrados.

Sonhos de perseguição

O capítulo sobre pesadelos pode trazer uma melhor compreensão sobre esse tipo de sonho, porém, é bom atentarmos para o simbolismo contido no contexto da perseguição apresentada. É conveniente o sonhador atentar para quem ou o que o persegue e para o motivo da perseguição.

Sonhar com crianças

Muitas vezes os sonhos com crianças, principalmente quando é o próprio sonhador que se reveste daquele papel, denota algo relacionado com sua "criança interior". Podem trazer aspectos negativos da posição infantil do ego desperto como podem representar sua simplicidade e pureza.

Na análise dos símbolos, contidos nos sonhos, Jung verificou as semelhanças existentes entre as imagens oníricas do ser humano primitivo e as do ser humano moderno. Percebeu a presença de motivos mitológicos em ambos, o que denominou de imagens primordiais ou arquétipos (resíduos arcaicos, na linguagem freudiana). Eles aparecem nos sonhos como organizadores do conteúdo inconsciente para percepção da consciência.

Agora, para completar, assista o vídeo de Divaldo P. Franco falando sobre os sonhos com cobras:

Fonte: Livro Sonhos - Mensagens da Alma, de Adenáuer Novaes, Fundação Lar Harmonia

3 comentários:

  1. O meu marido sonhou que nós quatro(filhos, eu e ele), estávamos num quarto que não sabíamos onde, não existia mais ninguém(nem conhecido nem desconhecido, nem dentro nem fora do quarto),ele estava muito aflito, caiam muito meteoritos do céu não existiam ruas tudo estava a desmoronar-se. O chão da rua estava a abrir....E ele só pensava que tinha que nos proteger e levar embora para nossa casa, mas não conseguia. Alguém me sabe dizer o significado deste pesadelo!!! obrigado

    ResponderExcluir
  2. sonhei que estava num super shopping tecnológico cheios de elevadores e bancos com minha ex namorada que ainda amo muito e estava correndo atras dela pelo shopping oque significa??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. significa que vc ainda possui grandes tendencias a nao esqueçe-la facilmente,e um certo comportamento um pouco obsessivo(pode ter sido apenas uma fase, ou rotineiro, nao da pra saber pela sua frase). os elevadores significam o sobe e desce do relacionamento afetivo e instabilidade emocional, passado nesse momento em que vc sonhou

      Excluir