Banner Ad

Psicósmica

19 de janeiro de 2013

Sabedoria


O sábio, por ter plena consciência da impossibilidade de possuir conhecimento absoluto, reconhece com humildade as muitas coisas que ignora, não incorrendo na presunção de tudo saber ou conhecer. Aliás, o orgulho inibe a compreensão de tudo aquilo que se alcança com humildade.

A pessoa sábia não se opõe à ação da Natureza, mas entra em sintonia e atua juntamente com ela. Todas as leis da Natureza são leis divinas, porque Deus é o Autor de todas as  coisa.
Quando desprezamos nossa fonte de sabedoria interior rejeitamos parte importante de nossa realidade interna, porquanto as leis de Deus estão escritas na consciência.

O sábio tem plena certeza de que é soberano e escravo do próprio destino; senhor supremo de seus atos e prisioneiro de seus efeitos compulsórios.
Os grandes educadores da humanidade são considerados homens de sabedoria.. São eles que caminham á frente no tempo e no espaço, revelando-nos, capacidade e habilidade ocultas, que sempre existiram dentro de nós.

A partir disso, compreendemos que o modo  de ensinar de todos os grandes mestres baseava-se fundamentalmente na educação como método de percepção e, ao mesmo tempo, de desenvolvimento e dos talentos inatos – a vocação peculiar e espontânea existente dentro do próprio homem. O verbo educar vem do latim educare e significa ação de lançar para fora, colocar à mostra, tirar de dentro.

Referência: "Os Prazeres da Alma", Uma Reflexão Sobre os Potenciais Humanos

 

0 comentários:

Postar um comentário