Banner Ad

Psicósmica

9 de junho de 2013

Psicologia Espírita

Por que Psicologia Espírita? Psicologia é a ciência que estuda a mente humana e pretende compreender o comportamento, as emoções, o pensar do homem. Muitas são as teorias psicológicas, mas aqui queremos apenas abordar o aspecto psicológico da ciência Espírita e com isso refletir sobre essa questão tão delicada e, às vezes, polêmica – Há uma PSICOLOGIA ESPÍRITA?

Allan Kardec, o grande codificador do Espiritismo, explica na introdução de O Livro dos Espíritos, que o termo alma tem aplicação diversa, o que suscita confusão, e esclarece sua representação para a ciência espírita. Então, alma diz respeito ao espírito encarnado e, assim, temos a base para a compreensão da imortalidade da alma independente da matéria. Sendo o Espírito, imortal. Mais adiante na questão 145, Kardec questiona:
“Como é que tantos filósofos antigos e modernos têm longamente discutido sobre a ciência psicológica, sem chegar à verdade”? (grifo nosso)
—‘Esses homens eram os precursores da doutrina espírita eterna, e prepararam o caminho. Eram homens e puderam enganar-se, porque tomaram pela luz as suas próprias ideias; mas os seus mesmos erros através dos prós e contras de suas doutrinas, servem para evidenciar a verdade. Aliás, entre esses erros se encontram grandes verdades, que um estudo comparativo vos fará compreender’.

Com essa resposta entendemos que a ciência espírita vem consolidar a enorme gama conhecimentos preciosos para a compreensão do homem e sua psicologia. Portanto, podemos afirmar com base nos ensinamentos de Kardec que existe uma psicologia Espírita que explica o homem em seu múltiplo aspecto e acima de tudo como um princípio inteligente em evolução.

E mais, a psicologia espírita está baseada no ensinamento de Jesus de amar a Deus, ao próximo e a si mesmo, processo contínuo da Vida do Espírito de auto e alo educação. E que o conhecimento que a humanidade vem adquirindo com variados pensamentos e teorias nos ajudam chegar à verdade.

A psicologia como ciência acadêmica vem pesquisando essa abordagem transpessoal e já consegue vislumbrar o ser humano na visão biopsicossocial e espiritual. Mas é bom deixar claro que estamos aqui falando da ciência em si, obviamente que na prática clinica, o psicólogo ou psicóloga espírita realiza seu trabalho com foco na teoria que abraça sem misturar religião e tratamento psicológico. O que existe é uma compreensão do “homem integral.”¹

Márcia Carijó - Psicóloga

¹Expressão utilizada por Joanna De Ângelis em sua série psicológica.

Um comentário:

  1. Gostei demais deste vídeo da sérei psicológica Joanna de Ângelis ..as pessoas nem assiste vídeo e nem ler..a maioria dos Brasileiros não gosta de ler, se fossemos bem informados, não existia tanto sofrimento..Porque sabemos que a decisão de ser feliz é sempre nossa...

    ResponderExcluir